Loading...

quinta-feira, 25 de março de 2010

Rissóis de pescada













Este fim semana, deu-me para fazer rissóis.
Dá um bocadinho de trabalho mas o esforço compensa pois ficam muito bons. Faço esta receita há cerca de 17 anos, aprendi com uma pessoa da família. Obrigada Dona Emilia, esta ficou a ser a receita de rissóis cá de casa.

Ingredientes:

1 pescada média,1 cebola,1 dente de alho, azeite, leite, farinha, noz moscada, pimenta e salsa bem picadinha.

Preparação do recheio:

Coze-se a pescada com um pouco de sal, deixa-se esfriar e retira-se peles e espinhas.
Faz-se um refogado muito leve com a cebola bem picadinha, o dente de alho e o azeite, quando estiver apurado junta-se a pescada limpa e desfiada, deixa-se ferver mais um pouco e vai-se mexendo, depois adiciona-se duas colheres de farinha e vai-se juntando leite aos poucos até o recheio estar nem muito grosso nem muito mole, por fim tempera-se com a pimenta, a noz moscada e a salsa bem picadinha, rectifica-se o sal e apaga-se o fogão.


Peparação da massa:

A massa pode parecer um bocado difícil mas é muito fácil. Coloca-se um tacho ao lume com 2 chávenas de água, 1 pitada de sal e 1 colher cheia de manteiga, deixa-se ferver, quando estiver a ferver junta-se de uma vez só 2 chávenas bem cheias de farinha, mexe-se tudo muito bem sem apagar o fogão e até deixar de ter farinha em pó, depois coloca-se em cima de uma pedra mármore e ainda se sova com a mão, depois disto está pronta para se utilizar.
Estende-se a massa com o rolo ou com a máquina de estender massas, coloca-se uma colher do recheio, corta-se o rissol, passa-se por ovo batido e pão ralado, depois é só fritar e acompanhar com um arroz de legumes ou algo a seu gosto.

1 comentário: